terça-feira, 12 de junho de 2012

ESTIMULAÇÃO PRECOCE

Mas afinal, o que é a Estimulação Precoce e como a escola pode usufruir desse conhecimento para estimular o desenvolvimento biopsicosocial do seu aluno?

Segundo as Diretrizes Educacionais do MEC, a Estimulação Precoce consiste em:
um conjunto dinâmico de atividades e de Recursos Humanos e ambientais incentivadores que são destinados a proporcionar à criança, nos seus primeiros anos de vida, experiências significativas para alcançar pleno desenvolvimento no seu processo evolutivo (BRASIL, 1995,pag.11)

 O ambiente institucional das escolas de Educação Infantil se configura por si só como um facilitador enquanto tempos e espaços para que se ocorra a estimulação precoce a todas as crianças e não somente para aquelas que possuem algum atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e pode ser utilizado enquanto recurso pedagógico,  desde que haja uma formação com os profissionais da escola e com a família.

A participação da família é imprescindível no processo de desenvolvimento da criança, portanto o profissional que atua nessa área deve orientar a  todo o momento a mesma estabelecendo parcerias que incentivem praticas e experiências enriquecedoras no lar e recursos recreativos e educacionais na própria comunidade, tais como, parques, jardins, clubes, dentre outros, criando assim um ambiente rico em estímulos diversos ofertando a criança possibilidades de desenvolver suas potencialidades. (BRASIL, 1995)

REFERÊNCIAS
BRASIL. Diretrizes Educacionais sobre Estimulação Precoce: O portador de Necessidades Educacionais Especiais. Brasília, MEC/SEESP, 1995


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