domingo, 13 de maio de 2012

Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA)

        A CSA é qualquer tipo de comunicação utilizada por indivíduos que não possuem fala. Trata-se de gestos, expressões faciais, língua de sinais, olhar, apontar, etc.


     Segundo a American Spreech-languagem Hearing Association (ASHA, 1991), a Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) é uma área da prática clínica, educacional e de pesquisa para terapeutas que tentam compensar e facilitar, temporariamente ou permanentemente, ou prejuízos e incapacidades dos indivíduos com severos distúrbios da comunicação expressiva e/ou compreensivas. Esta comunicação pode ser necessária para indivíduos que demonstrem prejuízos tanto a nível de comunicação gestual como oral e escrita.

    Um sistema de Comunicação Alternativa é "o uso integrado de componentes incluindo símbolos, recursos, estratégias e técnicas utilizados pelos indivíduos a fim de complementar a comunicação". (ASHA, 1991)

     A prancha de comunicação é um tipo de CSA. São superfícies onde podem ser colocados símbolos, sejam estes quais forem (fotos, objetos reais, símbolos gráficos, etc.) auxiliando e facilitando a comunicação de nossos alunos que necessitam de tais recursos.

    
Esta é uma pranha temática confeccionada na SAAI, para trabalhar a música "Estátua" - Xuxa com alguns alunos com Paralisia Cerebral que não possuem fala.



Nenhum comentário:

Postar um comentário