quarta-feira, 9 de maio de 2012

Projeto 2012

PROJETO “EXPLORAR”
Justificativa: Diante das necessidades apresentadas pela demanda de alunos atendidas nesta SAAI de Educação Infantil, sejam estas no campo da cognição, função motora e/ou na esfera pessoal – social, será desenvolvido um projeto cujo o tema é a exploração através do brincar.
Introdução: Como o nome já diz, o projeto irá EXPLORAR através da ludicidade aspectos importantes para o desenvolvimento dos nossos com Necessidades Educacionais Especiais. Dentro deste tema os alunos terão a possibilidade de vivenciar situações e brincadeiras diversas com a finalidade de contribuir para o processo de aprendizagem. O projeto é composto por 3 grandes subtemas:
·         “texturas e sensações”;
·         “corpo em movimento”;
·         “arte visual e musical”
Objetivos :
·         Desenvolver a imaginação e criatividade;
·         Explorar e conhecer materiais diferentes;
·         Estimular a percepção visual, tátil, olfativa, auditiva, gustativa;
·         Despertar o gosto pela arte;
·         Desenvolver a autonomia e independência;
·         Aprender a cuidar de si e se relacionar;
·         Aprender a lidar com as emoções;
·         Conhecer seu corpo e suas possibilidades.
Conteúdos:
“Texturas e sensações” – organização das informações que chegam pelo ambiente externo através da estimulação sensorial com materiais e brincadeiras diversas.
“Corpo em movimento” – conhecimento do corpo (partes e todo) através do movimento, sendo esta uma linguagem que comunica estado, sensações e idéias.
“Arte visual e musical” – a arte tem a possibilidade de influenciar o homem, construir uma harmonia pessoal, facilitando a interação.
Algumas estratégias/ atividades:
·         Realização de atividades e estimulação em frente ao espelho;
·         Manipulação e exploração de brinquedos e objetos musicais;
·         Exploração de diferentes texturas (áspero, liso, macio, etc);
·         Exploração no parque de areia, bem como, dos brinquedos (gangorra, balança, escorregador);
·         Confecção de objetos, materiais, brinquedos, objetos musicais (bandinha);
·         Movimento, posicionamento através de recursos como a “calça da vovó” e “tapete sensorial”;
·         Realização de circuitos, gincanas;
·         Utilização de recursos audiovisuais e tecnológicos, tais como, víedos, músicas, revistas, livros, computador, etc.;

Desenvolvimento: O projeto “Explorar” será desenvolvido ao longo do ano de 2012 com todos os alunos atendidos respeitando seus interesses e particularidades. Os registros serão feitos através de fotos, vídeos e atividades realizadas pelos alunos arquivadas em um portifólio individual.
Avaliação: será continua, sendo registrado cada avanço, dificuldades e/ou intervenção feita com os alunos. Além da avaliação referente ao projeto, outro instrumento é utilizado para registro e complementação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Trata-se do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) onde será detalhado cada aspecto trabalhado na SAAI bem como uma articulação com o trabalho realizado pela professora da sala regular e demais profissionais que compõem a equipe escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário